A Koelnmesse é a organizadora da maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a ANUGA. A próxima edição da Anuga Select Brazil, em São Paulo, será nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2025 e a Expo Supermercados é parceiro estratégico.
A Koelnmesse terá mais de 20.000 m² de painéis solares nos telhados de seus pavilhões até o final de 2024.
O objetivo é produzir anualmente três milhões de kWh de eletricidade sustentável.
Isso economizará um total de 1.850 toneladas de CO2 por ano.
Meta estratégica geral: fornecimento de energia CO2-neutro até 2028.
500 módulos fotovoltaicos montados no recém-inaugurado edifício Confex, na Koelnmesse, convertem a luz solar em eletricidade verde. Agora, o maior sistema fotovoltaico no centro de Colônia está sendo instalado no telhado do Pavilhão 11. Composto por 4.800 módulos, promete uma produção anual de cerca de dois milhões de quilowatt-horas (kWh). Outro grande sistema já está em construção.
"Iniciar a operação deste grande sistema fotovoltaico é um passo importante em nosso caminho para um fornecimento de energia sustentável", diz Gerald Böse, CEO da Koelnmesse GmbH. "E ainda não terminamos! Mais 2.100 módulos solares já foram entregues e instalados no telhado do nosso Pavilhão 1." A prefeita de Colônia e presidente do Conselho de Supervisão da Koelnmesse GmbH, Henriette Reker, também enfatiza a importância fora da empresa: "Ao gerar sua própria energia solar, a Koelnmesse está seguindo consistentemente seus próprios objetivos de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, enviando um forte sinal para a transição energética em Colônia e na região circundante. Este é mais um passo em nosso caminho para uma Colônia neutra em carbono."
A construção dos sistemas fotovoltaicos faz parte da estratégia de sustentabilidade da Koelnmesse, que visa alcançar a neutralidade climática para a empresa e seus eventos até 2030. "Os sistemas fotovoltaicos desempenham um papel crucial em nosso mix de energia", afirma Horst Harbusch-Geier, Vice-Presidente de Infraestrutura. "A eletricidade que produzimos internamente nos ajudará a reduzir significativamente nossa pegada de CO2 no futuro." Somente o sistema comissionado hoje no topo do Pavilhão 11 permitirá economizar 1.200 toneladas de CO2 por ano em comparação com o mix de eletricidade médio na Alemanha. Com a expansão dos sistemas fotovoltaicos no telhado do Pavilhão 1, um total de 1.850 toneladas de CO2 será economizado por ano a partir do final de 2024.
A eletricidade gerada pelos painéis solares será usada diretamente nas instalações da Koelnmesse. A forma como o excedente de eletricidade dos sistemas fotovoltaicos poderia ser utilizado no futuro está sendo examinada em parceria com a E.ON. Como parte de uma parceria energética com a E.ON e a RheinEnergie, a Koelnmesse também converterá todo o fornecimento de aquecimento de seu espaço de feiras em Colônia para tecnologias climáticas amigáveis até 2028. Os sistemas obterão sua energia de fontes sustentáveis, incluindo ar, água subterrânea e sol. O conceito inovador de aquecimento e energia, em combinação com o sistema de aquecimento distrital RheinEnergie, garantirá economias adicionais significativas de 5.800 toneladas de CO2 por ano.
Sobre a Koelnmesse:
A Koelnmesse emprega cerca de 1.100 pessoas. Como uma feira de cidade no coração da Europa, ocupa o terceiro maior centro de feiras na Alemanha e, com quase 400.000 m² de espaço interno e externo, está entre os dez maiores centros de feiras do mundo. Anualmente, a Koelnmesse organiza e gerencia cerca de 80 feiras, eventos convidados e eventos corporativos em Colônia e nos mercados mais importantes ao redor do mundo. Seu portfólio atinge mais de 43.100 empresas expositoras de 125 países e cerca de dois milhões de visitantes de mais de 200 nações. Até 2040, a Koelnmesse está investindo mais de 1 bilhão de euros no desenvolvimento das instalações da feira, o maior programa de investimentos de sua história, para permitir que cubra todos os formatos de eventos no futuro. A Koelnmesse celebrará seu 100º aniversário em 2024. São 100 anos em que a Koelnmesse reuniu pessoas e mercados em todo o mundo. 100 anos em que se reinventou repetidamente com uma paixão visionária pelo futuro: Koelnmesse História | Koelnmesse.
Comments