No pregão desta sexta-feira, 12 de dezembro de 2024, as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) apresentaram um significativo aumento no Ibovespa, registrando uma alta de 10,63% por volta das 15h. Os investidores demonstraram otimismo em relação à proposta de aumento de capital apresentada pela empresa.
Motivação do Crescimento: Proposta de Aumento de Capital
A valorização expressiva das ações foi impulsionada, em grande parte, pela proposta de aumento de capital divulgada pela manhã. O Grupo Pão de Açúcar convocou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre quatro pontos:
Aumento do limite do capital autorizado, elevando-o de 400 milhões para 800 milhões de ações ordinárias. Essa modificação envolve a alteração do artigo 5º do Estatuto Social da empresa.
Inclusão da gestão de ativos intangíveis não-financeiros no escopo do objeto social, demandando uma alteração no Estatuto Social.
Modificação no número de Co-Vice-Presidentes e na competência para indicação do Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração.
Consolidação do Estatuto Social para refletir as alterações propostas anteriormente.
Impacto nas Varejistas de Alimentos
O entusiasmo dos investidores estendeu-se a outras varejistas de alimentos, que também experimentaram valorizações notáveis durante o pregão de hoje. Confira as variações nas cotações:
Pão de Açúcar (PCAR3): +10,63%
Carrefour (CRFB3): +4,71%
Assaí (ASAI3): +2,09%
Grupo Mateus (GMAT3): +2,16%
O cenário sugere uma reação positiva do mercado às perspectivas de fortalecimento financeiro do Grupo Pão de Açúcar mediante a proposta de capitalização.
Comments