top of page

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as notícias do setor supermercadista:

Instagram - Facebook - YouTube - Linkedin - Google News

Layout para Supermercados de pequeno, médio e grande porte - Projeto completo

Neste curso serão abordados de maneira prática e adequada:


• Aprenda como se faz um reforma e ampliação de supermercado

• Layout moderno

• Produtos em evidência

• Fachada

• Iluminação

• Comunicação visual

• Sinalização

• Espaço para promoções

• Tempo é dinheiro

• Parceria com fornecedores

• Cases de reformas de supermercados, conforme consultorias realizadas pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial - CTDE

Especialista em supermercados - Consultoria para Supermercados desde 1995.

Resumo da videoaula: Uma reforma do seu supermercado tem por objetivo aumentar as vendas e reduzir os custos. Mas, uma vez que está com a mão na massa, o varejista deve pensar numa mudança que também contemple a operação da loja, tornando-a mais rentável. Um ambiente organizado e agradável ajuda a vender muito mais, além de dar maior destaque à loja diante da concorrência. Esse é um bom argumento para que você comece a planejar aquela reforma que estava adiando há tempos. Pesquisas mostram que 85% das decisões do consumidor ocorrem junto ao ponto de vendas e quanto mais tempo ele permanecer dentro do supermercado, com um layout que estimule sua circulação, em um ambiente acolhedor e equipado com uma comunicação visual atrativa, maior será a probabilidade de ele comprar mais produtos.



Não há uma receita pronta e única para se construir ou se reformar uma loja, mas planejamento e criatividade são ingredientes imprescindíveis e importantes. Além de cimento, areia e água para fazer a massa que edificará a nova cara da sua loja, providencie as ferramentas de gestão necessárias para reformar alguns conceitos. Somente mudar a reforma predial, as vendas não aumentarão tanto como deveria. É preciso mudar a operação, a maneira de comprar e de vender, e de treinar funcionários.



Aprenda como se faz

O primeiro passo é conhecer lojas de vários segmentos e tamanhos e reunir referências que possam ser empregadas no seu projeto de reforma. Faça várias visitas a esses pontos de vendas, sem pressa, para não perder os detalhes. Observe os produtos vendidos, a exposição, a decoração, o piso, o layout, a iluminação, a fachada. A visita também deve ter um aspecto técnico, ou seja, converse com o proprietário ou com o gerente para saber a respeito das estratégicas adotadas. Se possível tire fotos. Uma dica é visitar lojas em outras cidades, pois, em geral, os empresários se mostram mais dispostos para conversar com quem não é concorrente. Funcionários importantes para seu negócio podem acompanhá-lo nessas pesquisas de campo e colaborar com idéias. A visita técnica a outras lojas pode dar subsídios que ajudem a corrigir problemas não evidentes na sua loja.

Layout

A função do layout é distribuir as seções, os produtos e os serviços na área de vendas para estimular o cliente a circular pela loja. Uma estratégia tradicional e consistente é colocar as seções em especial o açougue, padaria, confeitaria, fiambreria, laticínios e hortifrutigranjeiros nos fundos do supermercado, o que leva os consumidores a percorrerem todo o espaço da loja antes de chegarem a essas seções. No entanto o layout deve ser atrativo em vários pontos e não somente nos fundos da loja. Ao traçar o layout, reserve diversos espaços para as promoções seja na entrada, no meio e nos fundos.


Produto em evidência

O supermercadista está deixando a loja nova em folha, mas pode aproveitar equipamentos e mobiliários que tem desde que estejam em bom estado de apresentação e funcionamento no caso de equipamentos de refrigeração. Fazer adaptações é uma alternativa boa e barata. Por exemplo, na frente de uma prateleira antiga podem colocar caixas de frutas ou de vinhos. Lembre-se de que é importante destacar o produto e não o equipamento.

Fachada

A fachada deve vender a marca da empresa. Não há um padrão a ser seguido, mas a tendência é estampar o que a empresa tem de bom: qualidade, variedade, produtos frescos e seriedade. Abuse da comunicação visual, para transmitir ao consumidor esses e outros conceitos que no seu ver, devam ser informados.

Iluminação

Preocupe-se com a iluminação da loja e do produto. As luminárias devem ser posicionadas nos corredores entre as gôndolas onde estão os produtos. Escolher o tipo adequado de lâmpada também é importante para que a iluminação não deturpe a cor do produto. Lembre-se, de que pisos de cor clara refletem mais a luz e, por isso, são mais apropriados para estabelecimentos comerciais. Não quer dizer a colocação de piso totalmente de cor branca. O ideal é que seja de cor mesclada, para facilitar a manutenção de limpeza.

Comunicação Visual

Uma forma de valorizar a venda é investir na comunicação visual e na decoração. Nas paredes internas, use cores e coloque quadros e outros elementos decorativos para tornar o ambiente agradável. Pode contar com o trabalho de artistas da sua região para produzir as peças decorativas. O visual pode desempenhar um papel muito importante.

Sinalização

Deve ser simples e objetiva, a fim de ajudar o cliente a encontrar o que pretende. Pode-se colocar uma placa de tamanho menor, com informações a respeito dos produtos, na lateral da gôndola, mais perto dos olhos do consumidor. Cartazes maiores devem ser fixados nos corredores principais. O tipo de letra e a objetividade do texto do cartaz também são aspectos importantes a serem observados.

Espaço para promoções

Ao anunciar uma promoção, deixe os itens promocionais e os preços em destaque para que o consumidor possa encontrá-los com facilidade. Lembre-se de que as promoções incentivam o consumidor a circular por toda a loja. Por isso, escolha pontos estratégicos, como, por exemplo, ponta de gôndolas e até o corredor principal da entrada da loja, mantendo uma boa largura entre as gôndolas. Basta sinalizá-los de forma adequada.

Tempo é dinheiro

Uma boa época para começar as obras é no primeiro semestre, quando, em geral, o movimento é menor que no restante do ano. Evite fazer uma reforma que consiste de muitas mudanças e trocas de equipamentos em menos de seis meses. Em seis meses, a obra sai mais barata porque o empresário terá mais tempo para procurar matérias e equipamentos adequados, além de fazer negociações melhores. Mas fique atento: um ano é o período máximo para a conclusão da reforma. Nesse caso, porém, a obra sai mais cara e desgasta a imagem do estabelecimento.

Não entre pelo cano

Reformar sua loja é diferente de arrumar sua casa. Por isso, procure o auxílio técnico de um engenheiro ou arquiteto para elaborar os projetos das partes elétrica e hidráulica, e o do sistema de prevenção de incêndio. Esses profissionais deverão prever soluções que facilitem a manutenção, como por exemplo, posicionamento adequado da tubulação e da caixa de força, e ralos apropriados. Isso evitará dores de cabeça no futuro. Mas, atenção, desconfie de quem lhe propuser uma mudança radical. As modificações deverão ser graduais e viáveis.

Parceria com fornecedores

Alguns fornecedores podem ajudar na elaboração de layout da linha de seus produtos e organizar certas seções dentro do supermercado, como por exemplo, na área de bebidas, higiene e beleza. A loja deve ser arrumada para agradar o consumidor.

Aproveite e veja: CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DE SUPERMERCADO - Livro por R$ 159,80 Seu guia definitivo para um Supermercado Moderno e Rentável • 03 exemplos de Layout de Supermercado com descrição dos equipamentos básicos e distribuição de produtos nas gôndolas: • Projeto nº 01 - Área de construção de 10m x 30m = 300m² com 220m² de área de vendas • Projeto nº 02 - Área de construção de 15m x 30m = 450m² com 330m² de área de vendas • Projeto nº 03 - Área de construção de 15m x 50m = 750m² com 525m² de área de vendas • Sequência de fotos da construção de um supermercado, da terraplanagem a inauguração • Passo a passo do projeto a inauguração do supermercado • Ideal para supermercado de bairro/vizinhança • e muito mais

Comments


banner-dna-work (2).png

FEIRA DE NEGÓCIOS PARA
SUPERMERCADISTAS
08 a 10 Abril 2025 - São Paulo

Venda Congresso.png
Congresso para Supermercados de Bairro
Venda Açougue.png
Workshop Açougue de Primeira
bottom of page