Startup Infineat lança a “Semana do Não Consumidor” para provocar reflexão sobre desperdício de alimentos
- Fabiano Polese
- 13 de mar.
- 3 min de leitura
Campanha usa tom satírico para questionar qual é o destino do excesso de produção que não foi consumido e destacar a importância de reaproveitar excedentes de produção
Enquanto o varejo brasileiro inicia a tradicional Semana do Consumidor, com descontos e incentivos ao consumo, a Infineat — startup que realiza gestão de desperdício de alimentos— propõe um olhar diferente sobre o tema.

Entre os dias 10 e 15 de março, a empresa lança a Semana do Não Consumidor, uma ação satírica que questiona o que é feito com o não-consumo, termo que corresponde a tudo aquilo que foi produzido desenfreadamente, mas é desperdiçado.
A campanha se inspira na estética exagerada e barulhenta das propagandas de varejo para provocar reflexão sobre o que é desperdiçado e o queos supermercados fazem com tudo aquilo que adquirem, mas não vendem
O Brasil desperdiça aproximadamente 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano, de acordo com a Embrapa, enquanto 8,7 milhões de pessoas ainda vivem em situação de insegurança alimentar severa. Para Alexandre Vasserman, CEO da Infineat, a questão não está na falta de alimentos, mas na ineficiência da distribuição. “O desperdício de alimentos é um problema estrutural que impacta não apenas o meio ambiente, mas também a economia e a segurança alimentar. Jogamos fora toneladas de produtos ainda perfeitos para consumo que poderiam alimentar milhões de pessoas todos os dias. O que falta não é comida, mas um sistema eficiente que conecte esse excedente a quem realmente precisa e que comprovadamente gere economia ao setor. A Semana do Não Consumidor não é contra o consumo, mas sim contra o desperdício, e queremos usar essa provocação para estimular uma nova mentalidade sobre o aproveitamento de alimentos”, enfatiza.

Gabriel Jeldes, Head de Marketing da Infineat, complementa: “Vivemos em um paradoxo onde há excesso de alimentos descartados e milhões de pessoas passando fome. A Semana do Não Consumidor é uma forma irreverente de trazer essa discussão para o centro das atenções, usando a linguagem do próprio varejo para questionar a lógica do desperdício. Queremos que as pessoas reflitam sobre o impacto do consumo e conheçam formas inteligentes e sustentáveis de lidar com esses alimentos que não o lixo”.
A solução da Infineat para transformar excedentes em impacto econômico, social e ambiental
Presente em mais de 15 estados, a Infineat vem revolucionando a forma como o setor alimentício lida com excedentes. Com uma plataforma de tecnologia completa, a startup mapeia, quantifica e intermedia a destinação de produtos não vendidos, garantindo que alimentos ainda próprios para consumo não sejam desperdiçados.
A tecnologia envolve desde o estudo do potencial do que seria resíduo (que é onde o grande volume do problema reside) até a conexão direta entre varejistas e instituições sociais, permitindo que ONGs façam a coleta rotineira desses produtos e os destinem a quem mais precisa. Além disso, a Infineat não apenas reduz perdas e gera economia com descartes para o setor, mas também contribui para minimizar o impacto ambiental da cadeia de abastecimento, evitando que toneladas de alimentos sejam jogados fora em aterros ou lixões.
O impacto tem sido exponencial: grandes redes como Carrefour, Mateus e Cencosud já utilizam a solução para reformular processos internos e reduzir desperdícios, transformando perdas em ganhos. A tecnologia da Infineat possibilita uma operação eficiente e rastreável, garantindo compliance, relatórios detalhados e otimização de custos para as empresas parceiras. Em 4 anos, a solução já redirecionou R$ 59,6 milhões em produtos, 6 mil toneladas de alimentos, garantindo 10 milhões de refeições. Atualmente, a Infineat opera em 230 lojas e já realizou 40,56 mil coletas.
Onde acompanhar
A Semana do Não Consumidor será veiculada nas redes sociais da Infineat e contará com parcerias estratégicas para ampliar a discussão sobre desperdício. Para mais informações, acesse www.infineat.com.br .
Sobre a Infineat A Infineat tem a missão de combater o desperdício de alimentos e a fome por meio de tecnologia e inteligência na gestão de excedentes. Sua solução conecta redes de supermercados e indústrias a ONGs, reduzindo custos de descarte, garantindo eficiência operacional e gerando impacto ESG. Em quatro anos de atuação, a Infineat já redirecionou mais de 6 milhões de toneladas de alimentos, complementando 10 milhões de refeições. Hoje, 11.000 refeições são complementadas diariamente, com a solução presente em 18 estados e operando em 230lojas de clientes como Grupo Sonda, Grupo Mateus e Unilever, além de beneficiar 160 ONGs.
Comentarios