Realizado no 2º Encontro com Fornecedores de Supermercados que teve como tema “Como a transformação digital pode revolucionar os negócios do setor de forma eficiente e que aumentem a lucratividade. Você está preparado para a transformação digital do seu negócio?”, promovido pela Expo Supermercados no dia 12 de março de 2019, foi um sucesso! Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que iniciou com as palestras do especialista em supermercados e diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial (CTDE), Clóvis Polese e do especialista em Planejamento Estratégico Digital, e presidente do Instituto da Transformação Digital, Paulo Kendzerski.
Polese abriu as atividades do dia apresentando dicas para aumentar as vendas de maneira simples, prática e adequada aos supermercados de bairro. Segundo ele, muitos fornecedores estão apostando nos supermercados de bairro/vizinhança para atender o consumidor de todas as classes e conquistar uma relação comercial com menor pressão na negociação. “Vender só para os grandes supermercados muitas vezes não é um bom negócio. Isso porque, apesar de comprarem volumes significativos, as exigências e a pressão por preços baixos são tão fortes que muitas vezes, fica inviável”, ponderou Polese.
Paulo Kendzerski, falou sobre a Verdadeira Transformação Digital dos Negócios. Como as indústrias que atendem o setor varejista devem se preparar para a Transformação Digital?
Conforme o especialista, os modelos tradicionais de negócios dos supermercados e das indústrias fornecedoras estão sendo colocados em xeque, por conta das mudanças de comportamento do consumidor conectado 24h. “As empresas que não entenderem essas mudanças e não implementarem um projeto de Transformação Digital, na velocidade que o mercado exige, irão perder mercado”, projetou.
O evento foi encerrado com o painel "Conversando com Especialistas e Supermercadistas" formado por Paulo Kendzerski, pelo Luciano Aguiar, pelo diretor do Super Oliveira, Clécio Oliveira e pelo diretor da Expo Supermercados, Fabiano Polese. Paulo Kendzerski destacou que a transformação digital não é simplesmente estar na internet, mas sim entender a possibilidade de conversar com o consumidor para entender o que ele precisa, ou seja, uma mudança de entendimento de como se comunicar com o consumidor.
Luciano lembrou que é preciso tratar bem os colaboradores para que se sintam pessoas queridas. Ressaltou que para comprar no clube é preciso ser sócio, e portanto há um banco de clientes bastante significativo fazendo com que a empresa possa oferecer produtos específicos para os consumidores. Fabiano Polese lembrou da importância do cartão fidelidade e que a tecnologia serve para melhorar o nosso lado humano.
Clécio Oliveira argumentou que os colaboradores de suas lojas fazem com o que o cliente seja especial. “Usamos estratégias para que o cliente saia satisfeito. Temos que sair do nosso quadrado. Nosso lema é qualidade em sua mesa. Nosso funcionário é nosso cliente. Acredito que o cliente é nosso porto seguro e temos que estar sempre atento a ele”, explicou. Por fim, Kendzerski afirmou que a transformação digital está em todos os segmentos. “Precisa unir desde a indústria até o canal de venda e vemos que há pouca interação entre eles. Precisamos nos preocupar com a cadeia inteira”, concluiu.
Agradecemos a participação:
Daniele Marchioretto - Mediadora do painel
Clécio Oliveira - Diretor Supermercados Oliveira
Luciano - Diretor de Unidade
Paulo Kendzerski - Presidente Instituto da Transformação Digital
Fabiano Polese - Diretor Expo Supermercados
Comments